sexta-feira, 23 de julho de 2010

Técnico em Secretário - IFRS - Porto Alegre



Curso Técnico de Secretariado

Ingresso
Curso semestral (turno da manhã ou turno da noite)

Duração
3 semestres

Perfil Profissional de Conclusão
O Técnico em Secretariado deverá ter facilidade de relacionamento com pessoas, iniciativa e espírito empreendedor e ser um profissional capaz de:

Atuar de forma participativa com o todo empresarial, colaborando no alcance dos objetivos da organização;
Planejar e administrar seu tempo e tarefas, buscando a qualidade no desenvolvimento do trabalho com sua chefia ou
departamento;
Atender e recepcionar pessoas, inclusive utilizando os idiomas espanhol e inglês;
Selecionar, direcionar e acompanhar o fluxo de correspondência e agilizar a informação;
Organizar arquivos;
Agilizar informações departamentais;
Preparar e assessorar viagens e reuniões empresariais;
Redigir textos e documentos administrativos;
Digitar, de forma qualitativa e funcional, textos e documentos administrativos, usando processadores de texto, agenda,
planilhas eletrônicas e banco de dados em microcomputadores;
Assessorar na organização de eventos de pequeno e médio portes na empresa;
Mediar conflitos nas relações interpessoais no ambiente de trabalho;
Agir de acordo com as normas e procedimentos enunciados no Código de Ética Profissional;
Aprender e atualizar-se constantemente de acordo com as exigências do mercado de trabalho, buscando o
aperfeiçoamento.

Áreas de atuação
Empresas privadas ou estatais, escolas, sindicatos, associações, comércio, bancos, escritórios de profissionais
liberais.


Coordenação do Curso
Profª Gleide Penha de Oliveira


E-mail da Coordenação
tec.secretariado@poa.ifrs.edu.br

Fonte: www.etcom.ufrgs.br

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Será essa a explicação do profissional do Secretariado ser na maioria mulheres?

Estudo confirma que as mulheres são mais hábeis em fazer várias tarefas ao mesmo tempo

É quase unanimidade entre as mulheres o comentário de que os homens não conseguem realizar muitas coisas ao mesmo tempo. Agora é a ciência que comprova essa impressão feminina.

Psicólogos da Universidade de Hertfordshire dedicaram-se a testar a premissa. Os pesquisadores reuniram 50 homens e 50 mulheres para dois grupos de observação. A cada grupo foi determinado o tempo de oito minutos para execução de três tarefas simultâneas.

As tarefas eram as seguintes: resolver questões simples de matemática + encontrar o endereço de um restaurante em um mapa e desenhar um esquema sobre como se encontraria uma chave em um espaço imaginário.

As mulheres se saíram melhor executando os três problemas ao mesmo tempo, enquanto os homens empacavam na última tarefa, a da chave, devido ao planejamento simultâneo. Os psicólogos justificaram esse resultado porque a mulher, enquanto fazia as outras duas questões propostas, já estava pensando em como solucionar a terceira.

Fonte: Telegraph

domingo, 18 de julho de 2010

Características de uma boa Secretária

Características:

•liderança

•atenção a detalhes

•capacidade de concentração

•capacidade de lidar com o público

•capacidade de organização

•método

•perseverança

•conhecimento de assuntos gerais

•saber trabalhar sob pressão

•saber administrar bem o tempo

•saber lidar com números

•boa comunicação

•boa memória

•boa aparência

•bom humor

•paciência

•confiabilidade

•raciocínio espacial desenvolvido

Principais atividades
A profissional que atua como secretária tem várias funções durante o dia e, seguindo uma ordem relativa, algumas das atividades são:

•planejamento, organização e direção de serviços de secretaria;

•assistência e assessoramento direto a executivos;

•coleta de informações para consecução de objetivos e metas de empresas;

•redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro;

•interpretação e sintetização de textos e documentos;

•taquigrafia de ditados, discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro;

•versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa;

•registro e distribuição de expediente e outras tarefas correlatas;

•orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento a chefia;

•conhecimentos protocolares;

•organização e manutenção dos arquivos da secretaria;

•classificação, registro e distribuição de correspondência;

•redação e datilografia de correspondência e documentos de rotina, inclusive em idioma estrangeiro;

•execução de serviços típicos de escritório, tais como recepção, registro de compromissos, informações e atendimento telefônico.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A origem da profissão

História e origem da profissão de Secretária

Os primeiros registros da profissão de secretária datam dos tempos dos faraós, quando era exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas.

Com a Revolução Industrial, volta a aparecer a função de secretário e, após as duas guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, houve o surgimento da figura feminina bastante atuante na área, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a mulher surge como secretária na década de 50. Nessa mesma época, houve a implantação de cursos voltados para a área como, por exemplo, datilografia e técnico em secretariado.

O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo. Se antes precisava ser uma exímia datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição mais independente, tomando decisões e peneirando o que deve ou não chegar às mãos da chefia. A datilografia e a taquigrafia foram deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias.

Outro aspecto que também mudou foi a clássica divisão entre secretária júnior (iniciante), plena (meio de carreira) e sênior (executiva). Algumas empresas podem até usar as denominações, mas a verdade é que atualmente mesmo uma simples estagiária já pega um volume de trabalho compatível com o de uma profissional.

A moderna secretária é praticamente uma assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.

Diante disso, as palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina diária de uma secretária seriam: postura, discernimento e jogo de cintura.

Nas décadas de 60 e 70 houve a expansão da profissão, mas somente a partir dos anos 80 a categoria conseguiu, por meio de muita luta, a regulamentação da profissão, com a assinatura da lei nº 7.377, de 30/09/1985.

Com a regulamentação a classe ganhou força, surgindo os sindicatos das secretárias.

Em 1988 foi criada a Fenassec - Federação Nacional de Secretárias e Secretários em Curitiba, Paraná.

Em 7 de julho de 1989 é publicado o Código de Ética Profissional, criado pela União dos Sindicatos.

Origem da palavra Secretária
Segundo estudiosos, a palavra "secretária" tem origem no latim e deriva dos seguintes termos:

Secretarium - lugar retirado;
Secretum - lugar retirado, retiro;
Secreta - particular, segredo.

Com o tempo, ocorreram mudanças tanto no significado como na grafia desses termos, surgindo, assim, Secretária.

Texto encontrado no site: /www.metodista.br (Universidade Metodista de São Paulo)

Técnico em Secretariado - IFRS

Sou Secretária há quase 10 anos. Mas acabo de completar o primeiro semestre do Curso Técnico em Secretariado no IFRS. Nunca adquiri tantos conhecimentos em tão pouco tempo. Não só de matéria, mas de vida!!